quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Faial - Capelinhos

02-Jan-10

Faial – Capelinhos
PR1FAI - Capelo - Capelinhos
Ilha: Faial
Dificuldade: Médio
Extensão: 7 Km
Tempo: 1h30m

Mapa:
http://www.traisl-azores.com/

Um passeio ao longo da marina da Horta permitiu observar as obras do novo porto para o cais de cruzeiros. Uma paragem no Peters bar é sempre um espaço de referência para tomar uma bebida para aquecer o coração e preparar uma nova aventura.

Desta vez o percurso eleito foi o trilho “Capelo-Capelinhos”.

O início é deveras frustrante porque o trilho estende-se ao longo de alguns quilómetros de alcatrão e depois terra batida. No entanto, a chegada ao todo do monte “Cabeço da Fonte” animam qualquer viajante que tem por gosto observar as paisagens deslumbrantes e seculares. Por dentro das enormes urzes, acácias e outras espécies, foi cortado um trilho que conduz os viajantes ao longo de várias crateras e uma furna misteriosa - a Furna Ruim.



Cavidade estreita e profunda que, ao tentar espreitar-se para o interior, provoca e agita todos os sensores humanos que identificam o perigo. Na descida um caldeirão largo e verdejante completa a primeira parte do percurso.




O trilho termina no monte que rasgou, em 1959, as rochas vulcânicas da costa oeste do Faial e acrescentou mais de um quilómetro quadrado à área total da ilha com a erupção da lava que borbulhou das profundezas do atlântico.